Just another WordPress.com site

Software de Aplicação

Software de Aplicação

 

Software de aplicação é um programa de computador que tem por objectivo o desempenho de tarefas práticas, em geral ligadas ao processamento de dados, como o trabalho em escritório ou empresarial. Tem como foco o utilizador. A sua natureza é, portanto, diferente da de outros tipos de software, como sistemas operacionais e ferramentas a eles ligadas,  jogos e outros softwares lúdicos, entre outros.

Exemplos de Software de Aplicação:

  • Navegador Web (Internet Explorer, Mozilla Firefox, Opera, etc.);
  • Correio electrónico;
  • Aplicativos de colaboração (correio electrónico, troca de mensagens instantâneas, etc.);
  • Aplicativos para desenvolvimentos de páginas Web;
  • Aplicativos para telefonia e videoconferência;
  • Aplicativos CAD/CAM Solid/Works,  AutoCAD, Rz CAD Textil, Audaces, Lectra, Gerber.
  • Microsoft Word (processamento de texto);
  • PaintShop Pro (tratamento de imagem);
  • Tomb Raider, Tetris (jogos);

 

Inkscape

Inkscape é um software livre para edições electrónicas (Portugal: edição electrónica) de imagens e documentos vectoriais, com base numa versão mais avançada do antigo sodipodi no qual teve origem. Trata-se assim, de um sucesso.

Utiliza o método vectorial, ou seja, gera imagens a partir de um caminho de pontos definindo as suas coordenadas, de forma transparente ao usuário. Imagens vectoriais têm maior aplicação em desenho técnico ou artístico e são, geralmente, mais leves e não perdem a qualidade ao sofrer transformações, como redimensionamento ou giro, em oposição aos formatos bitmap, embora o facto dos formatos vectoriais ainda não possuem capacidade directa para lidar com captação de fotografias em tempo real, pelo que na maior parte das aplicações tecnológicas de captação de imagem, os formatos bitmap ainda são considerados formatos padrão.

O Inkscape trabalha com o formato SVG (Scalable Vectorial Graphics), um formato aberto de imagens vectoriais. O aplicativo também exporta para o popular formato da Internet PNG e importa vários formatos vectoriais ou bitmap, como por exemplo: TIFF, GIF, JPG, AI, PDF, PS, entre outros.

 Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Inkscape

CorelDRAW

O CorelDRAW  é um programa de desenho vectorial bidimensional para design gráfico desenvolvido pela Corel Corporation, Canadá. É um aplicativo de ilustração vectorial e layout de página que possibilita a criação e a manipulação de vários produtos, como por exemplo desenhos artísticos, publicitários,  logótipos, capas de revistas,  livros,  CDS, imagens de objectos para aplicação nas páginas de Internet (botões,  ícones, animações gráficas, etc.) confecção de cartazes, etc.

O CorelDRAW surgiu em 1988, apenas em inglês. Em 1995 surgiu a primeira versão em 32 bits  (CorelDRAW 6). Dois anos depois surgiu a primeira versão para computadores Macintosh. No ano seguinte, foi lançada a primeira versão para Linux. Em 2003, surgiu a versão 12 para Windows XP. A última versão criada em 2009  denomina-se Corel X5 (“X” em algarismos romanos =10 + 5= versão 15).

Tem como concorrentes directos principais os programas Adobe Illustrator e Macromedia Freehand, em ambiente software proprietário. Em software livre, para ambiente Linux, o principal concorrente é o Inkscape.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/CorelDRAW

Macintosh

O Macintosh Operating System (MacOS) é a denominação de sistema operacional, padrão dos computadores Macintosh produzidos pela Apple. A primeira versão foi lançada em 1984, anteriormente há versão 7,6 era apenas chamado system, depois da versão 7,6 passou a ser chamado MacOs, actualmente é designado MacOsX.

O programa équivalente ao MacOsX é o Safari.

Safari- é um navegador desenvolvido pela Apple Inc. é contido como o navegador padrão a partir do sistema operacional MacOsX v10.3.

Apresenta uma interface simples, tem funções básicas: abas, bloqueador de pop-ups, descarregador de arquivos, leitor de noticias de Rss, modo privado que evita que o monitor seja navegado por terceiros. Tem motor de renderização webkit- um software que interpreta códigos HTML.

Safari para o Windows é diferente do safari para o MacOsX. O Safari para Windows necessita de uma grande quantidade de pleg-ins que permitem ler e interpretar o Java por exemplo, o Flash e o PDF. Actualmente existem versões do Safari para Windows Xp, Windows Vista e Windows7.

Safari no MacOsX tem sido considerado como o navegador padrão do MacOsX desde a versão MacOsX v10.3.

O sistema possuí uma vasta integração e interacção com leitura de aplicativos e documentos.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Macintosh

Adobe Photoshop

Adobe photoshop é um software caracterizado como editor de imagens bidimensionais do tipo raster (tem uma capacidades de edição típica dos editores vectoriais) desenvolvido pela Adobe Systems. É considerado o líder no mercado dos editores de imagem profissionais, assim como o programa de facto para edição profissional de imagens digitais e trabalhos de pré-impressão.

A mais recente versão é apelidada como Adobe Photoshop CS5 (sigla cujo significado é Creative Suite 5, correspondente à décima segunda edição desde lançamento), disponível para os sistemas operativos Microsoft Windows e Mac OS X. Pode ser experimentado também no Linux, através da camada de compatibilidade Wine. Algumas versões anteriores foram lançadas também para IRIX, mas o suporte a esta versão foi descontinuado após a versão 3.0. 

História do photoshop

O software Photoshop foi concebido em 1987, por Thomas Knoll, na Califórnia, Estados Unidos. Knoll estava em casa a trabalhar na sua tese de doutoramento, quando criou um código no seu computador que exibia imagens em tons de cinza num monitor de bitmap preto e branco. Como o código não estava directamente relacionado com a sua tese de doutoramento, Knoll subestimou o seu valor. Mal sabia ele que esse era o primeiro esboço do fenómeno Photoshop.

Só mais tarde, quando o seu irmão John Knoll se encantou pelo programa, ele percebeu o potencial que tinha. Ambos trabalharam juntos para desenvolvê-lo e em 1990 viram este evento ser lançado pela Adobe, que tinha comprado o programa.

Desenvolvimento do photoshop

Os irmãos Thomas Knoll e John Knoll iniciaram o desenvolvimento do Photoshop em 1987 e a versão 1.0 foi lançada pela Adobe em 1990. O programa era destinado desde o início como ferramenta de manipulação de imagens provenientes de digitalizadores, que eram raros e dispendiosos naquela época.

Características do photoshop

Apesar de ter sido concebido para edição de imagens para impressão em papel, o Photoshop está a ser cada vez mais usado também para produzir imagens destinadas à World Wide Web. Até a versão 9.0 (CS2) do programa, o Adobe ImageReady, muito semelhante ao Photoshop, que era utilizado em conjunto para a edição e criação de imagens e animações para a internet. A partir da versão 10 (CS3), os recursos do Adobe ImageReady estão incluídos dentro do próprio Photoshop.

O Photoshop também suporta edição com outros tipos de programas da Adobe, especializados em determinadas áreas: o já referido Adobe ImageReady (edição de imagens para a web), Adobe InDesign (edição de texto) Adobe Illustrator (edição de gráficos vectoriais), Adobe Premiere (edição de vídeo não-linear), Adobe After Effects (edição de efeitos especiais em vídeo) e o Adobe Encore DVD (edição destinada a DVDs). Os formatos de arquivos nativos do Photoshop (PSD ou PDD) podem ser usados entre estes programas. A título de exemplo, o Photoshop CS permite fazer elementos da interface gráfica de DVDs (menus e botões), desde que dispostos separadamente no ficheiro original (PSD ou PDD) por camadas (layers) agrupadas por ordem específica, de forma que, ao ser importado pelo Adobe Encore DVD, este consiga criar a edição para DVD com esses elementos.

Alternativas ao photoshop

Existem muitos outros editores de imagens bitmap disponíveis, mas nenhum deles conseguiu a popularidade do Adobe Photoshop entre os profissionais. Os concorrentes mais utilizados noutros mercados-alvo são o GIMP open-source, já com muitos utilizadores; e os pacotes de programas comerciais Macromedia Fireworks, Corel Photo-Paint,Photo-Filtre e Paint Shop Pro.

Entre outras alternativas menos conhecidas, pode-se destacar o GIMPshop (uma versão do GIMP com uma interface gráfica semelhante ao Photoshop), o Paint.NET open-source, o Pixel32 disponível em mais plataformas do que os outros programas comerciais, o PhotoFiltre, excelente alternativa gratuita para uso não-comercial, e o PhotoScape que está fazendo um enorme sucesso pela sua facilidade de uso.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Adobe_Photoshop

Fonte: youtube=http://www.youtube.com/watch?v=yllNvsGsgl0&fs=1&hl=pt_BR

 

TABELA COMPARATIVA DOS DIFERENTES SOFTWARES DE APLICAÇÃO

  

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s

Nuvem de etiquetas

Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

%d bloggers like this: